17 de dezembro de 2019 Artur Grando

Movimento Empreendedor

Mercado e Proteção de Sementes

Por Paulo Pinto de Oliveira Filho – Presidente da APASEM – Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas

O que foi bom e o que foi ruim em 2019

2019 pode ser considerado um ano de transição para o Brasil e para os diferentes setores da economia. No setor de sementes não foi diferente. Quando se fala em administração pública Estadual e Federal percebemos que foi um período para arrumar a casa e propor novos rumos e caminhos. As medidas tomadas certamente trarão resultados em 2020, ano o qual esperamos ver uma retomada do crescimento do país.

Expectativas para 2020

Na Apasem, tivemos um período de trabalhos intensos interno com a aprovação de um novo estatuto, o início do trabalho para implantação de um planejamento estratégico, bem com o fortalecimento das relações com diferentes instituições ligadas ao agronegócio. Certamente estamos preparados para colher os frutos que 2020 deve proporcionar.

Externamente estivemos presentes em pautas de extrema importância para o setor, como na construção de um texto base para o novo Decreto de Sementes (atual Decreto 5.153) bem como participando de ações mais incisivas no combate a pirataria de sementes, o qual resultou em aumento expressivo no número de denúncias em nosso Estado, sendo que 90% delas com efetividade na fiscalização realizada por órgãos competentes.

Comentário GGAA

A APASEM se mostra extremamente proativa nas iniciativas citadas acima pelo Presidente Paulo Pinto de Oliveira Filho e é oportuno mencionar uma grande iniciativa concretizada em 2019, que foi a elaboração de uma Cartilha de Combate à Pirataria de Sementes. A mesma foi entregue para todos os órgãos competentes a fiscalizar Sementes (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Ministério da Agricultura, Secretarias Estaduais, Ministério Público e outros) e contém instruções para identificação e repressão à Pirataria de Sementes.

Merece menção em destaque o empenho do Diretor Executivo da APASEM, Oribel Silva, o qual não mediu esforços para o feito.

A Cartilha de Combate à Pirataria de Sementes já foi objeto de matéria publicada no Blog do GGAA  e contou com a nossa revisão jurídica, como referiu a APASEM.

 

Matéria do GGAA sobre a Cartilha de Combate à Pirataria de Sementes: clique aqui.

Notícia da APASEM sobre a revisão jurídica da Cartilha pelo GGAA: clique aqui.

 

Acesse a CARTILHA DE COMBATE À PIRATARIA DE SEMENTES: Ilegalidade de A a Z.

"[…] estivemos presentes em pautas de extrema importância para o setor, como na construção de um texto base para o Decreto de Sementes bem como participando de ações mais incisivas no combate a pirataria de semente […]"

PAULO PINTO DE OLIVEIRA FILHO é Presidente da APASEM-Associação Paranaense dos Produtores de Sementes e Mudas e atua ao lado dos Produtores de Semente e Obtentores, cotidianamente.

"Valorize quem dedica seu tempo a você!
Agradecemos imensamente ao Paulo Pinto de Oliveira Filho por dedicar seu escasso tempo a compartilhar suas experiências conosco!"
GGAA
"O passado serve para evidenciar nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro."
Henry Ford
Blog

GGAA ENTREVISTA 2019-2020

Na semana de 16 a 22 de dezembro de 2019, o GGAA preparou conteúdo especial de final de ano para o(a) empreendedor(a) que desbravou novos horizontes em 2019. Uma série de entrevistas – ou quase isso –  nas quais pessoas que fizeram a diferença em 2019 expõe sua percepção sobre 2019 e suas expectativas e visões sobre 2020. As matérias são compostas de temas específicos para cada entrevistado, mas sob a perspectiva de apenas dois pontos de vista:

Temas e Referências

16.12: “MOVIMENTO EMPREENDEDOR“, por Niege F. Canabarro (SEBRAE RS) – Acessar link.

17.12: “Mercado e Proteção de Sementes“, por Paulo P. de Oliveira Filho (APASEM – Associação Paranaense de Sementes e Mudas)

18.12: “Mercado Imobiliário“, por Eneia Verdi (VERDI IMÓVEIS)

19.12: “Planejamento Estratégico Empresarial“, por Alessandro Becker (APORT EMPRESARIAL)

20.12: “Saúde e Segurança do Trabalho“, por Gustavo Ferreira (INNOVATIVA Medicina e Segurança do Trabalho)

21.12: “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico“, Por André Cunha Rosa (BIOTRIGO GENÉTICA)

22.12: “Comércio“, por Sérgio Veroneze (VERONA DISTRIBUIDORA KEUNE)

Pontos de vista

  • O que foi BOM e RUIM em 2019;
  • Qual expectativa para 2020.

Queremos, com isso,  compartilhar experiências e visões sobre temas que consideramos relevantes para o empreendedorismo, de interesse especial aos nossos clientes, como forma de analisar por onde navegamos em 2019 e em que águas velejaremos em 2020.

Blog

Siganos:
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat