18 de dezembro de 2019 Artur Grando

Movimento Empreendedor

2020: Expectativas para o mercado imobiliário

Por Enéia Verdi – Sócia Diretora da  VERDI IMÓVEIS

O que foi bom e o que foi ruim em 2019

O ano de 2019 foi de avanços. Os primeiros ajustes nos pilares da economia indicam a formação de uma importante base para que o desenvolvimento desta nova fase se dê de maneira sólida e sustentável. Um dos indicadores que ratificam essa nova postura do mercado é o PIB, que, em 2019 passou de 0,85% para 0,90% e em 2020 tem a projeção de crescimento entre 2% e 2,5%.

Embora pareçam modestos quando analisados individualmente, esses números denotam que o país deixou o pior para trás e está entrando nos trilhos. E, em que pese a existência de vários desafios, como a aprovação de outras reformas (a exemplo da tributária e da administrativa) e a viabilização de medidas para desburocratização (fundamentais para a melhora da eficiência e da competitividade das empresas), sinais cristalinos indicam que o país inicia um momento de avanços que se estenderá pelos próximos anos. A inflação dentro da meta, a taxa SELIC abaixo de 5,00%, com previsão de uma redução ainda maior, e a Ibovespa superando a marca de 110 mil pontos demonstram que estamos no caminho certo.

As boas notícias também alcançam o mercado imobiliário: as 11 incorporadoras listadas na bolsa obtiveram a maior valorização da história. Ademais, ainda em novembro, o setor atingiu o mais alto nível de atividade e emprego dos últimos 7 anos. Além disso, nos 12 meses transcorridos, as taxas de juros para financiamentos habitacionais reduziram perto de 25%, aumentando o crédito disponível, ampliando o acesso à compra de imóveis e, consequentemente, fortalecendo ainda mais o mercado imobiliário.

"[…] os juros baixos tendem a desacelerar a prática e as opções de investimento no mercado financeiro. Essa constatação, associada aos claros sinais de aquecimento do mercado imobiliário, contribui para potencializar ainda mais o aquecimento do setor […]"

Expectativas para 2020

Comuns em países desenvolvidos, os juros baixos tendem a desacelerar a prática e as opções de investimento no mercado financeiro. Essa constatação, associada aos claros sinais de aquecimento do mercado imobiliário, contribui para potencializar ainda mais o aquecimento do setor, pois fomenta um movimento natural de migração de investidores do mercado financeiro para as opções mais rentáveis oferecidas pelo mercado imobiliário.

Essa realidade já pode ser sentida no mercado imobiliário de Passo Fundo e região. A recente edição da Construmóveis realizada em outubro de 2019 e que há 5 anos não ocorria, contou com mais de 14 lançamentos imobiliários, entre prédios e condomínios, e finalizou com o expressivo número de 70 milhões em vendas.

Enéia Verdi é Sócia Diretora da VERDI IMÓVEIS e atua no mercado imobiliário cotidianamente, destacando-se pela inovação.

"Valorize quem dedica seu tempo a você!
Agradecemos imensamente ao Enéia Verdi por dedicar seu escasso tempo a compartilhar suas experiências conosco!"
GGAA
"O passado serve para evidenciar nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro."
Henry Ford
Blog

GGAA ENTREVISTA 2019-2020

Na semana de 16 a 22 de dezembro de 2019, o GGAA preparou conteúdo especial de final de ano para o(a) empreendedor(a) que desbravou novos horizontes em 2019. Uma série de entrevistas – ou quase isso –  nas quais pessoas que fizeram a diferença em 2019 expõe sua percepção sobre 2019 e suas expectativas e visões sobre 2020. As matérias são compostas de temas específicos para cada entrevistado, mas sob a perspectiva de apenas dois pontos de vista:

Temas e Referências

16.12: “MOVIMENTO EMPREENDEDOR“, por Niege F. Canabarro (SEBRAE RS)

17.12: “MERCADO E PROTEÇÃO DE SEMENTES“, por Paulo P. de Oliveira Filho (APASEM – Associação Paranaense de Sementes e Mudas)

18.12: “Mercado Imobiliário“, por Eneia Verdi (VERDI IMÓVEIS)

19.12: “Planejamento Estratégico Empresarial“, por Alessandro Becker (APORT EMPRESARIAL)

20.12: “Saúde e Segurança do Trabalho“, por Gustavo Ferreira (INNOVATIVA Medicina e Segurança do Trabalho)

21.12: “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico“, Por André Cunha Rosa (BIOTRIGO GENÉTICA)

22.12: “Comércio“, por Sérgio Veroneze (VERONA DISTRIBUIDORA KEUNE)

Pontos de vista

  • O que foi BOM e RUIM em 2019;
  • Qual expectativa para 2020.

Queremos, com isso,  compartilhar experiências e visões sobre temas que consideramos relevantes para o empreendedorismo, de interesse especial aos nossos clientes, como forma de analisar por onde navegamos em 2019 e em que águas velejaremos em 2020.

Blog

Siganos:
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat