19 de dezembro de 2019 Artur Grando

Movimento Empreendedor

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA O EMPREENDEDOR

Por Gustavo Ferreira – Diretor Executivo da Innoovativa e Presidente da ACIM

A IGNORÂNCIA SAI CARA A QUEM SE JULGA INTELIGENTE

Vivemos em um país onde o “jeitinho brasileiro” prevalece em quase todas as áreas e pior, quem o pratica tem a triste ilusão de se considerar INTELIGENTE por tal façanha. As empresas desconsideram as obrigatoriedades legais que cercam seus negócios, procrastinando decisões e estruturações que são essenciais para garantir a sustentabilidade e a competitividade dos negócios no médio e curto prazo, principalmente em um país cercado por um cenário econômico, político, social e tecnológico complexo, volátil e repleto de incertezas.

Em relação a Saúde e Segurança do Trabalho 2019 tinha tudo para ser O ANO de provocar transformações na gestão estratégica das empresas, Reforma Trabalhista em curso, Reforma Previdenciária sendo debatida e Esocial sendo implantado mas, Infelizmente não foi o que aconteceu, novamente embalados por discursos políticos repletos de oratórias e vazios de ações práticas os empresários resolveram aguardar  as promessas do governo de dar “fim do esocial” e “reavaliar de 90% das Normas Regulamentadoras” para então se posicionar em relação a gestão das suas empresas. É bem verdade que houve um primeiro ”CANETAÇO” em relação ao Esocial (que simplesmente foi revisto em algumas redundâncias de informações mas de forma alguma foi eliminado e pior, seguiu seu curso tendo apenas alguns eventos reprogramados para 2020) e as Normas Regulamentadoras (estas que sofreram algumas alterações no texto original, mas nada que altere a essência dos trabalhos do governo em relação a aplicação delas nas empresas do Brasil). ATENÇÃO!! NÃO ESQUEÇA QUE NO BRASIL O EXECUTIVO, O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO PARECEM VIVER EM “BRASÍS” DIFERENTES”.

Enfim o que de ruim tivemos em 2019 foi uma manobra política de pouca aplicabilidade prática nas empresas que gerou um estado de “anestesia temporária” na cabeça do empresariado em relação aos contextos legais que cercam as empresas. De bom em 2019 é que em meio a toda essa enrolação política, como a maioria  das empresas não atende o mínimo do que a legislação exige delas em se tratando de Saúde e Segurança do Trabalho, as que estavam “empurrando com a barriga” ganharam mais alguns meses para se estruturar e conseguir entrar em 2020 com sucesso para lidar com o que está por vir, senão ao menos com uma diminuição significativa de riscos aos seus negócios. O Brasil é um ambiente hostil para quem resolve ser empresário, não é PRUDENTE PARA OS NEGÓCIOS IGNORAR TUDO O QUE A PALAVRA HOSTIL SIGNIFICA NESSE CONTEXTO.

"O Brasil é um ambiente hostil para quem resolve ser empresário. Não é prudente para os negócios ignorar tudo o que a palavra hostil significa nesse contexto."

Expectativas para 2020

Já as Expectativas para 2020, em meio a tudo o que tem acontecido no Brasil nos últimos anos, desejo honestamente que NÓS EMPRESÁRIOS tenhamos mais ATITUDE DE DONO e ao invés de esperar um ano melhor, um governo diferente e um cenário cheio de oportunidades, sejamos os PROTAGONISTAS na construção das nossas Empresas, liderando nossos TIMES DE TRABALHO através do exemplo, colocando o “jeitinho de se fazer as coisas “ de lado e promovendo uma gestão estratégica mais inteligente e profissional para FAZER ACONTECER OS RESULTADOS E OS NEGÓCIOS.

Gustavo Ferreira é Diretor Executivo da INNOVATIVA SST, está como Presidente da ACIM e atua ao lado do empresariado cotidianamente, destacando-se pela ousadia.

"Valorize quem dedica seu tempo a você!
Agradecemos imensamente ao Gustavo Ferreira por dedicar seu escasso tempo a compartilhar suas experiências conosco!"
GGAA
"O passado serve para evidenciar nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro."
Henry Ford
Blog

GGAA ENTREVISTA 2019-2020

Na semana de 16 a 22 de dezembro de 2019, o GGAA preparou conteúdo especial de final de ano para o(a) empreendedor(a) que desbravou novos horizontes em 2019. Uma série de entrevistas – ou quase isso –  nas quais pessoas que fizeram a diferença em 2019 expõe sua percepção sobre 2019 e suas expectativas e visões sobre 2020. As matérias são compostas de temas específicos para cada entrevistado, mas sob a perspectiva de apenas dois pontos de vista:

Temas e Referências

16.12: “MOVIMENTO EMPREENDEDOR“, por Niege F. Canabarro (SEBRAE RS)

17.12: “MERCADO E PROTEÇÃO DE SEMENTES“, por Paulo P. de Oliveira Filho (APASEM – Associação Paranaense de Sementes e Mudas)

18.12: “MERCADO IMOBILIÁRIO“, por Eneia Verdi (VERDI IMÓVEIS)

19.12: “Saúde e Segurança do Trabalho“, por Gustavo Ferreira (INNOVATIVA Medicina e Segurança do Trabalho)

20.12: “Planejamento Estratégico Empresarial“, por Alessandro Becker (APORT EMPRESARIAL)

21.12: “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico“, Por André Cunha Rosa (BIOTRIGO GENÉTICA)

22.12: “Comércio“, por Sérgio Veroneze (VERONA DISTRIBUIDORA KEUNE)

Pontos de vista

  • O que foi BOM e RUIM em 2019;
  • Qual expectativa para 2020.

Queremos, com isso,  compartilhar experiências e visões sobre temas que consideramos relevantes para o empreendedorismo, de interesse especial aos nossos clientes, como forma de analisar por onde navegamos em 2019 e em que águas velejaremos em 2020.

Blog

Siganos:
Follow by Email
Facebook
Facebook
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat