PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Por Alessandro Becker – Consultor e Sócio da Aport Empresarial
O que foi bom e o que foi ruim em 2019
O ano de 2019 começou com ótimas perspectivas. O sentimento do mercado e empresários era de que seria um ano de retomada da confiança do consumidor e com isso melhoria nos negócios. Esse ambiente de confiança não veio na velocidade que o mercado esperava. Mesmo assim, muitos empresários optaram não esperar por isso e decidiram agir.
Foram realizados diversos movimentos pelas empresas, tais como análise do modelo de negócios, alavancagem comercial, desenvolvimento de novos produtos e serviços, modelos de expansão dos negócios, entre outros. O sentimento foi de buscar resultados nas mais diversas perspectivas, mas também um ano de “afiar o machado”.
Temas como transformação digital, diversificação dos negócios, parcerias estratégicas, fusões e aquisições, investimentos e captação de recursos também foram pauta constante das empresas durante esse ano. Percebe-se que os empresários estão trabalhando em suas empresas por uma cultura com foco em competitividade e resultados não apenas de curto e médio prazo, mas também de longo prazo.
O que foi ruim ou poderia ter sido melhor foi principalmente a demora na aprovação da reforma da previdência. Isso poderia ter contribuído em uma retomada mais rápida da economia. A confiança do consumidor e dos empresários acabou retomando de forma mais lenta do que se imaginava.
Chegamos ao final do ano e o balanço foi de ótimos resultados e importantes aprendizados. Estratégias foram definidas e executadas possibilitando novas oportunidades, novos mercados e principalmente uma atuação diferenciada.
"Precisamos não apenas acreditar nisso como também fazer isso acontecer, independente de governos e outros fatores macroeconômicos e globais."
Expectativas para 2020
A maioria das projeções, sentimentos e opiniões dão conta que 2020 será um ano promissor. Acredita-se que será o ano que ocorrerá de fato a “colheita” das reformas e retomada dos negócios. Precisamos não apenas acreditar nisso como também fazer isso acontecer, independente de governos e outros fatores macroeconômicos e globais. Como dizia Peter Drucker: “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.”
Alessandro Becker é Consultor e Sócio da APORT EMPRESARIAL e atua ao lado do empresariado cotidianamente, destacando-se pelo comprometimento e dedicação.
"Valorize quem dedica seu tempo a você!
Agradecemos imensamente ao Alessandro Becker por dedicar seu escasso tempo a compartilhar suas experiências conosco!"
GGAA ENTREVISTA 2019-2020
Na semana de 16 a 22 de dezembro de 2019, o GGAA preparou conteúdo especial de final de ano para o(a) empreendedor(a) que desbravou novos horizontes em 2019. Uma série de entrevistas – ou quase isso – nas quais pessoas que fizeram a diferença em 2019 expõe sua percepção sobre 2019 e suas expectativas e visões sobre 2020. As matérias são compostas de temas específicos para cada entrevistado, mas sob a perspectiva de apenas dois pontos de vista:
Temas e Referências
16.12: “MOVIMENTO EMPREENDEDOR“, por Niege F. Canabarro (SEBRAE RS)
17.12: “MERCADO E PROTEÇÃO DE SEMENTES“, por Paulo P. de Oliveira Filho (APASEM – Associação Paranaense de Sementes e Mudas)
18.12: “MERCADO IMOBILIÁRIO“, por Eneia Verdi (VERDI IMÓVEIS)
19.12: “SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO“, por Gustavo Ferreira (INNOVATIVA Medicina e Segurança do Trabalho)
20.12: “Planejamento Estratégico Empresarial“, por Alessandro Becker (APORT EMPRESARIAL)
21.12: “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico“, Por André Cunha Rosa (BIOTRIGO GENÉTICA)
22.12: “Comércio“, por Sérgio Veroneze (VERONA DISTRIBUIDORA KEUNE)
Pontos de vista
- O que foi BOM e RUIM em 2019;
- Qual expectativa para 2020.
Queremos, com isso, compartilhar experiências e visões sobre temas que consideramos relevantes para o empreendedorismo, de interesse especial aos nossos clientes, como forma de analisar por onde navegamos em 2019 e em que águas velejaremos em 2020.